12 Aug
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É crucial ressaltar que o marketing é sobre atração, não apenas venda. O marketing digital emprega um conjunto de estratégias e técnicas para estimular a demanda do consumidor, resultando naturalmente em vendas.

Podemos observar várias ações de comunicação realizadas por empresas e até mesmo por pessoas físicas na internet. Primeiramente, há a segmentação do público-alvo para identificar a persona ideal. Em seguida, busca-se despertar a necessidade de consumo, captar leads (potenciais clientes futuros), engajá-los e, por fim, realizar a venda, sem negligenciar a importância do remarketing ou do pós-venda.

Ao ler, é importante prestar atenção aos seguintes termos e suas definições relacionadas ao tema:

Funil de vendas: Conjunto de estratégias divididas em etapas bem definidas, usadas de forma consciente pela equipe de vendas para localizar, captar e finalmente vender para os clientes.

Tráfego orgânico: Compartilhamento de conteúdo pelos próprios usuários, seja através de status em redes sociais como WhatsApp, Instagram, Facebook, TikTok, ou criando um site com um blog.

Tráfego pago: Similar ao tráfego orgânico, porém envolve a criação de campanhas com anúncios em plataformas de redes sociais. Essas campanhas são segmentadas e têm um custo associado.

Persona: Representação fictícia do cliente ideal de uma empresa, com suas principais características e comportamentos.

Leads: Contatos gerados por ações de marketing, podendo incluir qualquer pessoa que forneça nome e contato. Um prospect é um lead qualificado pelo setor comercial para prospecção.

Links para criar campanhas com anúncios:

  1. Google Ads e Merchant Center: CLIQUE AQUI!
  2. Facebook Business: CLIQUE AQUI!
  3. TikTok for Business: CLIQUE AQUI!

Funil de vendas:

  • Primeira tendência, conteúdo gerado pelo usuário/cliente: Incentive o engajamento dos clientes com a marca, estimulando-os a compartilhar suas experiências através de reviews, unboxing, stories, e provas sociais.
  • Segunda tendência, conteúdo audiovisual: Vídeos e áudios têm sido cada vez mais consumidos pelos usuários, especialmente em plataformas como YouTube e TikTok. Invista em vídeo marketing, conteúdos nos Reels, Stories e transmissões ao vivo, mantendo-os curtos e de alta qualidade.
  • Terceira tendência, Marketing interativo: Use quizzes, enquetes e questionários para engajar o público.
  • Quarta tendência, Mudanças no marketing de influência: A autenticidade do influenciador é crucial. Priorize promover sua própria marca e não apenas depender de celebridades pagas para fazê-lo.
  • Quinta tendência, Realidade aumentada: Explore experiências de realidade aumentada para proporcionar interações únicas aos consumidores.
  • Sexta tendência, Automação no marketing: Utilize ferramentas de automação para gerenciar suas campanhas e não dependa exclusivamente das redes sociais para vendas. Considere também a integração de chatbots para um atendimento mais eficiente.
  • Sétima tendência, Websites otimizados para dispositivos móveis: Priorize a otimização de websites para smartphones, garantindo uma experiência rápida e eficiente para os usuários.


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